Comissão de Autoavaliação
Em 2024, foi retomado a elaboração do plano de Autoavaliação no PPGEE que está em consonância com as orientações do Grupo de Trabalho da CAPES que trata do assunto e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A comissão designada pelas portarias N° 05/2024-PPGEE e N° 08/2024-PPGEE, sendo composta pelos seguintes membros:
Professores Nady Rocha, Juan Moises Villanueva e Cleonilson Protásio de Souza
Pelo discente José Leandro da Silva e
Pelo egresso Ricardo Wagner Correia Guerra Filho.
DEFINIÇÃO DOS INDICADORES
Para a elaboração do diagnóstico pela comissão de autoavaliação do PPGEE, serão consultadas as fichas de avaliação anual dos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020, ficha de avaliação da área de Engenharias IV (quadriênio 2017-2020). Serão consideradas, também, as informações coletadas no Seminário de Meio Termo (SMT) da área de avaliação Engenharias IV, realizado no CAPES, Brasília, nos dias 23 e 24 de outubro de 2023. Para cada dimensão considerada, serão preparados e aplicados questionários em amostras específicas. Da mesma forma, será elaborada uma síntese com pontos fortes, pontos a melhorar e ações a serem implementadas em cada uma das dimensões exploradas nesta proposta.
Planejamento Estratégico do PPGEE-UFPB considera dois quadriênios e para cumprimento de suas ações a comissão sugere alguns pontos: analisar o diagnóstico resultante da Autoavaliação, com a identificação das forças e das fraquezas e finalmente, a formulação de uma estratégia ou plano de ação para o próximo quadriênio. A Comissão de AutoAvaliação (CAA) recomenda que os resultados sejam coletados anualmente, com participação dos docentes, discentes, corpo técnico e egressos. Da mesma forma, a CAA sugere a realização de Seminário Integrador de Autoavaliação realizado anualmente pela CAA, sempre após preenchimento do relatório anual Sucupira por parte da coordenação.
Para a elaboração desse planejamento, os indicadores iniciais aplicados por essa comissão foram extraídos da palestra Autoavaliação e Planejamento dos Programas de Pós Graduação na Coleta CAPES de André T. Furtado, realizada em 15 de junho de 2020 e disponível no Youtube no seguinte link https://youtu.be/palestra.
Consistência do programa: Avaliar a relação entre as linhas de pesquisas, projetos atuais, estrutura curricular e os objetivos do programa. Todos esses itens são apresentados no site do programa, além disso serão consultados os líderes do grupos de pesquisas vinculados ao PPGEE.
Perfil e qualidade do corpo docente: Consulta do currículo Lattes e ORCID dos professores participantes do programa, destacando formação acadêmica internacional, linhas de pesquisa que desenvolvem e participação na graduação.
Atratividade de discentes: Quantificar e avaliar a ocorrência do processo seletivo, a relação candidato/vaga por área de concentração e o número de dissertações defendidas por professor participante do programa. As informações serão obtidas junto à coordenação do programa.
Projetos de Pesquisas e Bolsas captadas: Quantificar e avaliar a quantidade de bolsas de produtividade CNPQ de docentes e bolsas de discentes CAPES, FAPESQ e de projetos. Com relação aos projetos de pesquisa, será quantificado o número de projetos, quais os órgão e empresas de fomentos, o número de bolsas de mestrado, Iniciação científica e os recursos captados. (As informações serão obtidas consultando os relatórios anuais e todos os professores do programa).
Formação (taxa de sucesso): Quantificar e avaliar a quantidade de dissertações defendidas em relação às dissertações iniciadas, avaliar o tempo médio dos bolsista e não bolsista, assim como o tempo médio por orientador. As informações serão obtidas junto à secretaria do programa.
Qualidade dos Egressos: Realizar uma consulta direta aos egressos abordando qualitativamente sua ocupação.
METODOLOGIA DA AUTOAVALIAÇÃO
A autoavaliação do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica PPGEE-UFPB seguirá as seguintes etapas na elaboração da autoavaliação:
Etapa 1: Elaboração de Instrumentos de Avaliação - essa etapa visa elaborar indicadores quantitativos internos que representam o desempenho dos docentes e discentes do PPGEE. Além disso, são elaborados questionários que permitem uma avaliação qualitativa do Programa usando como base a ficha de avaliação da CAPES.
Etapa 2: Análise Documental - uma vez elaborados os indicadores quantitativos, é feita nessa etapa a análise documental do acervo do Programa. Dessa forma, tem-se uma clara avaliação da evolução do PPGEE de um quadriênio para outro
Etapa 3: Análise e Sistematização das Informações - nessa etapa constrói-se um banco de dados, no qual são transcritas todas as informações dos questionários de forma bruta, bem como os dados obtidos da análise documental no acervo do Programa. Nesta etapa será usado ferramenta como Google Looker Studio ou similar para auxiliar na apresentação dos dados, das métricas e indicadores do programa .
Etapa 4: Apresentação dos Resultados à Comunidade Acadêmica - nessa etapa a comissão apresenta os resultados em um seminário que conta com a participação de todos os segmentos envolvidos.
Etapa 5 - Elaboração de Relatório Conclusivo: A partir das discussões no seminário, elabora-se um documento que contemple os pontos fortes e fracos do curso precedido de sugestões que visem melhorias qualitativas em cada dimensão.
O planejamento para a execução de cada etapa é sintetizado a seguir destacado o que será realizada em cada atividade, quem será o responsável pela atividade, como cada atividade será realizada e quando ela será realizada.
Etapa 1 - Elaboração de Instrumentos de Avaliação: Já em andamento, consiste na elaboração dos seguintes formulários:
Avaliação das Disciplinas: Consiste do levantamento semestral do desempenho de cada disciplina ministrada pelo programa. O formulário será dividido em quatro dimensões - Disciplina, Infraestrutura, Autoavaliação do discente e Avaliação do Docente.
Quem? - Alunos que cursam a disciplina;
Como? - Utilizado formulário do Google Form elaborado pela comissão;
Quando? - Previsão de Início - final do semestre 2024.1 e a atividade será realizada a cada semestre pela comissão de avaliação.
Acompanhamento dos egressos: consiste em coletar informações dos egressos aferindo se os objetivos da formação atendem às expectativas do PPGEE, da CAPES, do mercado de trabalho e da sociedade.
Quem? Alunos Egresso do PPGEE;
Como? Utilizado formulário do Google Form elaborado pela comissão;
Quando? Previsão: Outubro a dezembro de 2024.
Etapa 2 - Análise Documental: Essa etapa será dividida nas seguintes ações:
Análise dos relatórios sucupira do programa dos quadriênios 2013-2016, 2016-2020, identificando os pontos fortes e fracos;
Análise do relatório sucupira 2021-2024 e realizar um comparativo entre os desempenho dos anos anteriores;
Utilizar os dados coletados na SCOPUS e Web Of Sciences e analisar usando a ferramenta R com o intuito de avaliar a produção bibliográfica e seus impactos;
Quem? Docentes do PPGEE;
Como? Todos os docentes necessitam ter ORCID cadastrado no site do SCOPUS;
Quando? Previsão: Novembro de 2024 a Fevereiro de 2025
Utilizar os dados do google acadêmico - fator h para análise do impacto do PPGEE;
Quem? Docentes do PPGEE;
Como? Todos os docentes precisam manter o google acadêmico atualizado;
Quando? Previsão: Novembro de 2024 a fevereiro de 2025.
Realizar o levantamento da produção da disciplina TAEE (Tópicos Aplicados em Engenharia Elétrica) como o intuito de justificar sua relevância dessa disciplina ao programa;
Quem? A coordenação é responsável para passar as informações solicitadas pela comissão;
Como? Preenchimento de Planilha do Google criada pela comissão;
Quando? Previsão: Fevereiro a março de 2025.
Analisar as disciplinas do programa, estágio de docência e atividades de Extensão;
Quem? Informações coletadas com a coordenação;
Como? Planilhas criadas pela comissão;
Quando? Previsão: Julho a agosto de 2024.
Diagnósticar o site do PPGEE considerando os pontos pautados na avaliação CAPES/SUCUPIRA;
Quem? Comissão de Autoavaliação
Como: Analisando todas as informações presentes no site do PPGEE;
Quando? Previsão: Dezembro de 2024.
Etapa 3 - Análise Sistemática da Informação: Nessa etapa todas as informações coletadas (planilhas do google, formulários do google form, etc.) serão tratadas com ferramentas como o Google Looker Studio ou similar (dashboard), entre outras, permitindo o monitoramento dos indicadores do programa, facilitando dessa forma que o colegiado e a coordenação tomem decisões de forma mais assertiva, uma vez que as informações relevantes estarão disponíveis e centralizadas. Além disso, será possível identificar tendências, pontos fortes e fracos e as oportunidades de melhorias do programa.
Etapa 4 - Apresentação dos Resultados à Comunidade Acadêmica: A meta da comissão é apresentar as informações anualmente, sendo nossa proposta para as apresentações sempre acontecerem após entrega do relatório sucupira abril/maio de cada ano. Além disso, no final de cada quadriênio a comissão deve entregar ao colegiado o relatório elaborado durante o quadriênio.
Relatório de Autoavaliação
Dados e Informações obtidas da autoavaliação
Resultados da Enquete realizada com nossos egressos